Valor do aluguel está no nível de três anos atrás, diz FipeZAP


Preço médio do m² anunciado em agosto foi de R$ 30,13, mesmo valor registrado em abril de 2013

Segundo o relatório deste mês divulgado pelo Índice FipeZAP, o valor do aluguel registrou queda nominal de 0,37% na passagem do sétimo para o oitavo mês. Com isso, a pesquisa de Locação acumula variação de -2,80% em 2016 e de -4,90% nos últimos 12 meses. O preço médio do m² de locação nas cidades pesquisadas foi de R$ 30,13 em agosto. Esse valor foi registrado nominalmente pela última vez em abril de 2013.

Confira o valor do aluguel:

agosto_locacao_revista-464x600

(Crédito: ZAP Pro)

De acordo com a pesquisa, se levar em consideração a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses (+8,97%), o Índice FipeZAP de Locação teve uma queda real de 12,73%.  Todas as cidades monitoradas pelo Índice mostraram resultados inferiores à inflação nesse período, sendo que apenas em Curitiba não tivemos queda nominal no preço médio de locação. Desde abril de 2013, a queda real no preço médio de locação foi de 22,20%.

 

O relatório mostra que se compararmos o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Trata-se de uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Em agosto de 2016, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,4%.

Os preços anunciados para locação considerados para o cálculo do índice são para novos contratos. Normalmente reajustados automaticamente pelo IGP-M/FGV (Índice Geral de Preços do Mercado/ Faculdade Getúlio Vargas) ou por outros índices de correção. Assim, mostra de forma mais dinâmica como a demanda e a oferta por moradia estão se relacionando. Além disso, ao comparar o preço de locação com o preço de venda dos imóveis, é possível ter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Essa medida é importante para avaliar se o mercado imobiliário está mais ou menos atrativo em relação a outras opções de investimento.

Fonte: www.zappro.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s