Cofres: aprenda a escolher o modelo certo para sua casa


Conheça alguns tipos disponíveis no mercado e saiba onde colocá-los

Está pensando em ter um cofre em casa para guardar documentos, joias ou dinheiro com mais segurança? Segundo a arquiteta Laurimar Coelho, os lugares escolhidos para colocar o cofre podem ser os mais variados, como fundos falsos de gavetas, armários, dentro de gabinetes de banheiro, entre outros.

É preciso cuidado na hora de escolher o local da instalação (Fotos: Thinkstock)
“Estou trabalhando em um projeto que inclui um nicho secreto dentro de uma sapateira, sob a base do móvel. O cliente precisava de um espaço para guardar documentos importantes e dinheiro e esta foi a forma mais simples e barata que encontrei”, relata a arquiteta.
Segundo Laurimar, cofres modernos como os da Multi-lock, por exemplo, em geral são parafusados com grandes e resistentes buchas especiais. “Portanto, é preciso cuidado na hora de escolher o local da instalação para não perfurar canos, por exemplo”, alerta a arquiteta.
Ela explica que, em geral, a instalação de cofres em locais camuflados exige um projeto especial de marcenaria para adaptar o móvel, de modo que o nicho do cofre fique imperceptível. Há empresas especializadas em cofres residenciais que instalam as peças onde o cliente indicar e os tamanhos também são variados, assim como o tipo de segredo.
“É bom lembrar que a instalação do cofre deve ser realizada com o máximo de discrição. Portanto, se o imóvel estiver em reforma, é preciso fazer a instalação sob sigilo”, adverte. Laurimar também recomenda que, para a execução de algum móvel com nicho especial, seja contratado um marceneiro de confiança.
Tipos de cofres – Não faltam opções de cofres no mercado. Existem modelos com sistema manual de combinação e opções com teclado digital. Segundo Ricardo Orlandi, gerente comercial das lojas Metalferco, a escolha entre essas duas opções varia de acordo com a disposição financeira para a aquisição, sendo que os digitais são mais modernos e fáceis de utilizar.
A Yale, por exemplo, possui vários modelos digitais com medidas diferentes. A escolha do cofre ideal é feita a partir do que se deseja guardar nele e o local onde será acomodado. Os modelos podem ser chumbados na parede ou até mesmo no chão.

Há cofres para guardar documentos, dinheiro, joias e até mesmo equipamentos eletrônicos
Há cofres para guardar documentos, dinheiro, joias e até mesmo equipamentos eletrônicos, dependendo das dimensões. Segundo Orlandi, o Cofre Yale Certificado Home é ideal para armazenar, além de documentos e dinheiro, joias. Já o modelo Yale Certificado Laptop deixa em segurança todos os outros itens além do laptop.
Orlandi orienta que o cofre deve ser colocado em qualquer lugar que não seja óbvio. “Sugiro fugir de locais tradicionais, como em paredes atrás de quadros ou no quarto dentro de armários em locais visíveis.”
Na opinião dele, alguns locais interessantes e seguros para esconder os cofres são móveis com fundo falso ou até no chão, utilizando um alçapão. “Pensando nisso, há modelos com iluminação em LED, já que normalmente os cofres são escondidos em locais escuros. Eles possuem telas de LCD que acendem quando o código é digitado, além de iluminação no interior, que acende quando a porta é aberta.”
Esses cofres têm mecanismo de travamento reforçado e à prova de impacto, com travas motorizadas em aço maciço e abertura de emergência por meio de chave de segurança. O acabamento interior tem forração em carpete e iluminação de LEDs. Segundo o fabricante, seu grau de proteção é elevado, com a adição de paredes e portas reforçadas, e a área da chave é reforçada com aço, deixando-a à prova de impactos.
Fonte: revista.zap.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s