Decoração – Mesas de centro e apoio na sala


As mesas de centro e apoio são essenciais em uma sala de estar /home theather devido à sua função: Atender as pessoas sentadas nos sofás, cadeiras e poltronas, no apoio aos objetos que estejam usando. É muito chato vc tomar um cafezinho no sofá e não onde apoiar a xícara, não é mesmo ?

Para executar com eficiência e elegância sua função, as mesas precisam seguir algumas “regras”:

1) Elas não podem ficar distantes do assento a ponto de dificultar o seu uso, isso é, tem que estar à uma distância que seja confortável, a quem está sentado, esticar o braço e pousar o objeto sobre ela. 60 cm do sofá é o usual.
Estreitas e acompanhando a altura do sofá (apesar de que a primeira mesa poderia ser preta e/ou em metal – acho que harmonizaria melhor com a sala – veja que não há elemento algum em madeira no restante da sala)
2) Elas também não devem ser altas ou baixas demais de forma que fiquem desarmônicas e/ou dificultem seu uso (principalmente para idosos ou deficientes físicos). Elas devem seguir, mais ou menos, a altura do assento do sofá (uns 40cm)

Os puffs funcionam tbém como mesas de apoio.E na 2a foto, nem podemos chamar de mesa, mas é um apoio que não atrapalha a circulação
3) Elas devem fazer isso sem atrapalhar a circulação pela sala (60cm de distância é o usual para as de centro e considere este mesmo valor se houver área de circulação ao lado da mesa lateral). Em alguns casos a sala é pequena ou o sofá é grande para a sala e o que acontece é que simplesmente não há espaço para a mesa de centro. Neste caso, há algumas soluções: Usar puffs (com rodinhas são ótimos), apoios (marcenaria)  em volta do sofá (inclusive atrás – não é confortável, mas é melhor que nenhum e  com 15 cm já ajudam bastante), aquelas peças em madeira e outros materiais que encaixam nos braços do sofá, etc)

 
Um péssimo e outro ótimo exemplo de apoios para os assentos. Na 1a foto a mesa está distante e é baixa demais. Na 2a. o sofá está rodeado de apoios.
Mesas redondas, ovais e em formato orgânico são versáteis e dão movimento. Mesas que tem “filhotes” tbém são uma ótima e charmosa idéia.

Além disso, algumas dicas:

a) Mesas de vidro “pesam” menos (mas cuidado na escolha. Se tiver crianças em casa, principalmente). Cantos arredondados são mais seguros e evitam acidentes.
b) Não coloque tantos objetos decorativos na mesa que acabe ficando impossível usá-la como apoio para novos objetos.
c) Colocar uma iluminação que incida sobre a mesa dá um efeito sofisticado (mas cuidado com materiais reflexivos).
d) Nesta época de pouco espaço mesas com gavetas ou que permitam colocar puffs sob elas ou que sejam tbém assento extra, são muito bem vindas.
e) Se tem um canto de leitura, não esqueça de uma mesa ao lado.
f) As mesas de apoio tbém podem ser úteis em banheiros e closets (se possível).

Fonte: simplesdecoracao.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s