Reforma sem estresse


8 dicas para que a obra saia perfeita sem se tornar refém da própria reforma

Quando alguns reparos precisam ser feitos em casa, por menores que sejam, começa um período de dores de cabeça. Por algumas semanas (ou meses) problemas diários aparecerão, além de imprevistos e gastos que não estavam no orçamento.
A designer gráfica Vivian Torres, que está fazendo uma reforma geral em casa – troca de portas, janelas, quebra de paredes, mudança de revestimentos, pintura, arrumação de calha e vazamentos, entre outras mudanças – sabe bem o que é isso.

Foto: Getty Images
É preciso planejar com antecedência, pesquisar preços e avaliar a ideia de contratar um arquiteto
Apesar de ter feito orçamento com três profissionais diferentes, Vivian não montou um cronograma de obras muito detalhado e está sofrendo com atrasos e falta de comprometimento de um dos profissionais. 

Pisos diferentes em harmonia

“Eu deveria ter previsto mais coisas antes da contratação e do início das obras. Prometeram terminar areforma do banheiro em uma semana, mas já se passaram três e nada está finalizado. Sem contar que um deles falta muito ao trabalho e deixou minha casa uma bagunça”, relata.
As arquitetas Patrícia Guerra e Roziane Faleiro alertam para que as pessoas planejem com antecedência, pesquisem preços e avaliem a ideia de contratar um arquiteto, que já tem experiência e saberá como lidar com os imprevistos, como os citados por Vivian.
“Fazemos o levantamento do espaço e discutimos com o cliente suas reais necessidades”, dizem. Caso não seja possível, veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a não se tornar refém da sua própria reforma.
1- Contrate um profissional com boas referências e que possa auxiliar tanto na fase de planejamento quando de execução. Ele vai visitar o local, conversar com você, entender suas necessidades e atendê-lo de acordo com suas expectativas.
2- Se quiser mudanças estruturais e morar em apartamento, peça a planta baixa para a administradora do prédio. Isso deverá ser analisado na fase de projeto. O ideal é que um engenheiro calculista seja consultado para que possa avaliar risco e opções construtivas.
3- Pesquise preços e fique de olho nas ofertas, que são frequentes pela alta concorrência dos fornecedores de materiais de construção.

4- Para saber se a quantidade de produtos comprados é suficiente, faça um levantamento de todo o material necessário, sempre com uma margem de perda para quebras, recortes etc.

Foto: Getty Images
Um bom profissional vai visitar o local, conversar com você, entender suas necessidades e atendê-lo de acordo com suas expectativas
5- Medo de que o pedreiro não saiba trabalhar com determinado material? Pergunte qual a experiência dele e visite alguma obra já executada antes de contratá-lo. Normalmente, o bom empreiteiro tem uma equipe de confiança.
6- Não se empolgue se a obra estiver dando certo e, no meio do caminho, decidir quebrar mais uma parede ali, trocar mais um piso acolá. Você poderá ter gastos excessivos e que não estavam no orçamento.

7- Você pode conseguir ótimos descontos ao comprar o material à vista ou em dinheiro, mas se estiver “apertado” de grana, saiba que existem linhas de crédito para a compra de materiais de construção oferecidas pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.
8- Por mais simples que seja o serviço, faça por escrito um contrato simples dizendo que reparosserão feitos (pintura, parte elétrica, hidráulica etc), quanto será pago pelo trabalho e qual a forma de pagamento. Peça que o profissional assine duas cópias, uma para ele e outra para você arquivar.
Fonte: Portal IG
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s