Aposte em cozinhas americanas


Recurso usado para trazer sensação de amplitude e modernidade é cada vez mais popular

Foto: DivulgaçãoAmpliar
Cozinha americana é uma ótima opção para quem gosta de cozinhar para os amigos


Integrar os ambientes, deixá-los mais flexíveis e ampliar o espaço são as principais razões pelas quais tem-se optado cada vez mais pela chamada cozinha americana. Segundo Felipe Garcia, gerente de desenvolvimento de produto da construtora Living, essa procura cresceu significativamente nos últimos anos. “Hoje, 85% dos consumidores preferem ter uma cozinha americana enquanto, em 2007, essa busca era de apenas 30%”, afirma.
Caracterizada pela presença apenas de uma bancada ou ilha para delimitar o ambiente, sem obstruí-lo, a cozinha americana é considerada um recurso da arquitetura moderna, do início do século 20, e se antes era restrita à imóveis de médio e alto padrão, hoje são pedidos frequentes das classes C e B.“O custo para ter uma cozinha americana é irrisório no valor total do apartamento”, diz o gerente da Living.

Integração com os amigos

A cozinha sempre foi um dos principais locais de convivência da casa, dividindo a preferência com a sala. Daí a integração dos dois espaços ser um dos grandes motivos para a mudança. Para quem gosta de cozinhar, nada melhor do que preparar um jantar para os amigos e ainda poder acompanhar as conversas do grupo. 

Foto: DivulgaçãoAmpliar
A cozinha americana é considerada um recurso da arquitetura moderna, do início do século 20


Essa foi a principal razão pela qual as arquitetas da Triplex Arquitetura optaram pela utilização do recurso no apartamento da modelo Isabella Fiorentino. “O casal gosta muito de cozinhar para os amigos e a melhor solução que encontramos foi a cozinha americana”, afirma Adriana Helú. 

Porém, é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes de derrubar as paredes. Em primeiro lugar, investir em bons móveis, eletrodomésticos e acabamentos é essencial, uma vez que a cozinha passa a fazer parte da área social da casa. O mesmo ocorre com a bagunça. Com a área aberta, qualquer objeto fora do lugar poderá ser visto por todos.
Equipe sua cozinha com até R$ 600

“Caso os proprietários sejam desorganizados e a cozinha seja utilizada diariamente, a melhor opção é fazer uma abertura reversível, como, por exemplo, com uma porta de correr”, explica Adriana.

Foto: DivulgaçãoAmpliar
As cozinhas americanas também são perfeitas para os proprietários que buscam aproveitar ao máximo os espaços da residência
Fumaça direto para a tubulação

Outro fator importante são os aromas. “Os clientes ainda têm receio que o cheiro dos alimentos se propague mais rápido, porém esta é uma questão cultural e ilusória, uma vez que mesmo com a existência de portas esses odores podem se espalhar por todo o apartamento”, diz a arquiteta Lucilla Mesquita, do escritório Andrade Scroback. “O que se pode evitar é a gordura e a fumaça. Nesses casos, é aconselhável investir em uma boa coifa ou depurador”, afirma.
Cozinha limpa com design

Mais espaço
Com os apartamentos cada vez menores, as cozinhas americanas também são perfeitas para os proprietários que buscam aproveitar ao máximo os espaços da residência. “Elas aumentam a área de convivência e a sensação de amplitude”, afirma Felipe Garcia, gerente de desenvolvimento de produto da Living. 

Quem compartilha da mesma opinião é a arquiteta Adriana Helú, da Triplex Arquitetura. “Além da economia do espaço estrutural, o balcão da cozinha americana é multiuso, servindo como apoio de objetos, preparo de alimentos e realização de refeições”, diz a arquiteta.

Fonte: Portal IG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s